terça-feira, 3 de maio de 2011

Gestalt- Terapia explicada de Friderick S. Perls

" Mil flores de plástico não fazem um deserto florescer
  Mil rostos vazios
  Não podem uma sala vazia preencher "
                                                     F. Perls

" Nós, não existe, mas é
  composto de Eu e TU,
  é uma fronteira sempre
  móvel onde duas pessoas
  se encontram. E quando
  há  encontra, então eu
  me transformo e você
  Também se transforma "
                                    F. Perls

"Eu faço minhas coisas,
  você faz as suas
  não estou neste mundo para viver de acordo
  Com suas expectativas
  E você não está neste mundo para viver
  de acordo com as minhas
  Você  é você e eu sou eu
  E se por acaso nos encontramos, é lindo
  Se não, nada há a fazer "
                                        F. Perls                             

"A ansiedade é a excitação, o élan vital que carregamos conosco e que torna estagnado se estamos incertos quanto ao papel que devemos desempenhar. Se não sabemos se vamos receber aplausos ou vaias, nós hesitamos; então o coração começa a disparar, e toda a excitação não consegue fluir para a atividade, e temos "medo do palco". Se seus sentidos estiverem preparados e seus olhos e ouvidos abertos, você achará a solução "
                                            F. Perls

" Descobrimos que o sentido da vida é que ela deve ser vivida e não comercializada, conceituada e restrita a um modelo de sistemas. Achamos que a manipulação e o controle não constituem a alegria fundamental de viver "
                               F. Perls

"Perls se identifica como psicanalista até 1942, quando afirma suas idéias em " Ego, Hunger and Agression" considerado mais tarde por ele próprio como a transição da psicanalise ortodoxa para a abordagem gestáltica, menos teórica, em forma de encontros, conversa, diálogos, pois ela representa uma maneira surpreendente de abordar o homem na sua interação com o mundo e na sua busca de completação e plenitude "
                                Teresa Telligen
 
O livro Gestalt - terapia explicada de Frederick S. Perls - Summus editoral está disponível na internet, é um livro muito interessante e complexo e nos fazem questionar muitas coisas importantes, é como uma terapia.

Nenhum comentário: